03 JULHO 2012 postado por Apis Flora

Tendências para 2020 em relação aos alimentos

Tendências para 2020 em relação aos alimentos

O centro de pesquisa e desenvolvimento Azti-Tecnalia, da Espanha, divulgou relatório contendo as tendências em relação a alimentos para 2020, encontradas em estudo realizado com consumidores.
Dentre os resultados foi apontado que os consumidores optarão por produtos associados a sua própria identidade. Também foram identificadas oito outras tendências. Veja abaixo:

“Food Telling”: Refere-se à mensagem, à crescente demanda por informações transparentes, atraentes e acessíveis e também à promoção de produtos com maior identidade e autenticidade ao consumidor.
“SuperSense”: Ligada à experiência multissensorial, original, prazerosa e intensa advinda dos alimentos.
“Slowcal”: Consciência e responsabilidade do consumidor quanto ao impacto do consumo de alimentos na esfera pessoal, social, econômico e ambiental, sem que haja prejuízo ao prazer, equilíbrio, sustentabilidade e acessibilidade que o consumo gera. 
“Here&Now”: Busca por facilitar o estilo de vida urbano, o qual demanda flexibilidade.
“Eater-tainment”: Experiência gerada com o consumo, já que os consumidores buscam momentos memoráveis que supram suas necessidades emocionais. Aventura, diversão, surpresa e entretenimento adicionarão valor aos produtos.
“MyHealth”: Tendência que diz respeito à demanda do consumidor por alimentos e bebidas que promovam bem-estar.
“EgoFood”: Tendência prevista para alimentos confeccionados conforme a identidade do indivíduo.
“Made it Simple”: Demanda por soluções flexíveis que permitam a aquisição e consumo através de serviços e ferramentas que facilitem a vida dos consumidores.

A importância do estudo advém do estímulo que gera na indústria de gêneros alimentícios pela inovação e antecipação das demandas do consumidor.

É possível constatar forte preocupação em adequar a alimentação ao estilo de vida flexível, saudável e responsável, social e ambientalmente, dos tempos atuais. Frente a isso, todas as organizações envolvidas no canal alimentício devem buscar se adaptar para gerar valor aos consumidores e permanecer no mercado com competitividade.

Fontes:
http://cordis.europa.eu/wire/index.cfm?fuseaction=article.Detail&rcn=30228
http://www.foodnavigator.com/Science-Nutrition/Spanish-researchers-spell-out-2020-consumer-food-trends?utm_source=copyright&utm_medium=OnSite&utm_campaign=copyright

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Apis Flora apresenta trabalho científico em Congresso Internacional na Califórnia Apis Flora apresenta trabalho científico em Congresso Internacional na Califórnia post anterior TODOS Apis Flora recebe nota máxima em controle microbiológico Apis Flora recebe nota máxima em controle microbiológico próximo post