25 SETEMBRO 2012 postado por Apis Flora

Guaraná: muito além de energético

Guaraná: muito além de energético

O Guaraná é uma das espécies nativas mais conhecidas da Amazônia brasileira, possuindo também grande valor econômico. Seu consumo é devido a suas propriedades medicinais, estimulantes e energéticas, conhecidas popularmente.

As propriedades farmacológicas e medicinais do Guaraná foram investigadas em publicações realizadas entre o período de 1931 e 2005, compiladas e publicadas em 2005 pela Universidade de Antioquia, em Medellín, na Colômbia.

A cafeína confere ao Guaraná propriedades estimulantes do sistema nervoso e melhoria da memória. A ressalva que se faz ao seu consumo, exatamente por ser um estimulante, é quanto a indivíduos hipertensos.

A teofilina e a teobromina atribuem ao Guaraná efeito broncoprotetor, anti-inflamatório, retardamento do envelhecimento e artérias desprovidas de colesterol, que fazem com que o fornecimento de sangue a todo o corpo seja eficiente, especialmente no cérebro.

Outra vantagem para a circulação é que o Guaraná diminui a síntese do tromboxano, inibindo a agregação de plaquetas, que consequentemente reduz o risco de doenças cardiovasculares.

A grande concentração de taninos na fruta também faz com que ela tenha propriedades antioxidantes.

Como conclusões os autores relatam que o Guaraná apresenta indicações terapêuticas e seu consumo está em expansão e sugerem que mais pesquisas sejam realizadas a fim de comprovar suas propriedades.

 

Fonte: KUSKOSKI, Eugenia M.; ROSEANE, Fett; GARCÍA A., Agustín; TRONCOSO G., Ana M. Propiedades químicas y farmacológicas del fruto guaraná (paullinia cupana) vitae, Vol. 12, Núm. 2, p. 45-52. Colômbia 2005.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Benefícios da Geleia Real Benefícios da Geleia Real post anterior TODOS Dois novos medicamentos da Apis Flora aprovados para produção Dois novos medicamentos da Apis Flora aprovados para produção próximo post