17 SETEMBRO 2014 postado por Apis Flora

Vitamina D: a vitamina que vem do Sol

Vitamina D: a vitamina que vem do Sol

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, isto é, está presente como fonte aproveitável pelo nosso organismo em alimentos com alto teor de gordura: peixes gordurosos, gema do ovo, fígado e manteiga. Porém, a vitamina D que consumimos na alimentação representa apenas 20% do total que o corpo precisa. Boa parte do suprimento dessa vitamina do organismo é produzida pelo próprio, através da exposição à luz solar. Isso mesmo! Seu corpo fabrica a vitamina D quando exposto  ao sol.
Segundo o Dr. Michael Holick, autor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”, as doenças relacionadas à deficiência ou insuficiência dessa vitamina variam entre osteoporose, asma, câncer, diabetes, depressão, esquizofrenia, dentre outras. Em seu livro, ele ainda recomenda a exposição diária ao sol sendo preferível à suplementação de vitamina D. 
Controversa entre os especialistas é a sugestão de exposição ao sol sem o uso de protetores solares, pois ainda de acordo com Holick, mesmo os filtros mais baixos possuem capacidade de bloquear a absorção da radiação necessária para produção de vitamina D pela pele. Para tanto, mantém-se o bom senso de recomendação máxima de 15 mínimos diários de exposição à luz solar, porém antes das 10h da manhã ou ainda, depois das 16h.

Café da manhã ao redor do mundo Café da manhã ao redor do mundo post anterior TODOS O equilíbrio entre o consumo de ômega-3 e ômega-6 O equilíbrio entre o consumo de ômega-3 e ômega-6 próximo post