08 NOVEMBRO 2013 postado por Apis Flora

Uva, café e chá aumentam longevidade

Uva, café e chá aumentam longevidade

Uva, ameixa, café e hortaliças verde-escuras fazem parte de sua alimentação diária? Pois saiba que estes alimentos estão relacionados a uma vida mais longa. É o que diz um estudo científico, publicado em outubro de 2013 no Journal of Nutrition, ligando o consumo de alimentos ricos em polifenóis com a longevidade. Presentes em frutas, legumes e cereais, é preciso consumir uma quantidade maior ou igual a 670 mg por dia de alimentos com a substância para garantir aumento da expectativa de vida, segundo o estudo.

Os pesquisadores passaram 12 anos avaliando um grupo de 807 pessoas, entre homens e mulheres, com faixa etária a partir dos 60 anos. A taxa de mortalidade reduziu 30% para os participantes que fizeram uma dieta rica em polifenóis – mais de 650 mg ao dia -, quando comparados com os que tiveram baixa ingestão (menos de 500 mg/dia).

“Além do aumento da longevidade, os alimentos ricos em polifenóis atuam na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, colesterol, hipertensão”, comenta a nutricionista Daiana Mafort, consultora da Nação Verde, rede de franquia voltada para produtos naturais. E, uma vez prevenindo doenças crônicas, indiretamente reduzem o número de óbitos, segundo afirmam os estudiosos dos polifenóis.


Alimentos fontes de polifenóis 
Os polifenóis são compostos encontrados em hortaliças, frutas, vegetais, cereais, chás, café, nozes, legumes, cereais, cacau, vinho, suco de frutas e soja. Segundo a nutricionista, tais alimentos estão ligados ao aumento da expectativa de vida por serem ricos em antioxidantes. 
“O antioxidante é um tipo de substância que evita a formação de radicais livres danosos no organismo, já que estes oxidam a célula causando o envelhecimento”. Têm, ainda, propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas.

Inclua polifenóis na sua dieta 
Daiana Mafort indica consumir uma quantidade maior ou igual a 670 mg por dia de alimentos com a substância para o resultado ser efetivo. Veja opções:
Frutas escuras – Ameixa, uva, açaí e morango, além do suco da uva.
Hortaliças verde-escuras – Como espinafre, agrião e couve.
Outras opções – Cereais integrais, grão da soja, ameixa preta, cacau, nozes, café verde (vendido em cápsulas), café tradicional, além dos chás feitos com a própria planta, como verde, erva-mate, preto, camomila, erva-doce e boldo.

Combinações 
A nutricionista apresenta uma opção de alimento com polifenóis para cada período de refeição. “Entre as opções, você pode tomar café de manhã com pão integral e geleia de morango ou ameixa. No almoço, comer hortaliças verde-escuras com arroz integral, carne magra e um copo de suco de uva integral. Durante a tarde, inclua ameixa fresca nos lanches periódicos”.

Tratamento de doenças crônicas 
A especialista afirma que a expectativa de vida do brasileiro aumentou na mesma medida que as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia (colesterol acima do normal), e que os alimentos indicados podem atuar no controle dessas doenças.
“Pela longevidade, as pessoas têm se preocupado mais com a alimentação e tendo mais hábitos saudáveis, como praticar exercícios, não fumar e não ingerir álcool. Junto disso, os alimentos podem auxiliar no tratamento das doenças crônicas, mas não que seja a cura”, alerta.


Fonte da matéria: Tempo de Mulher

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Brasileiro cria microssensor para estudar sumiço de abelhas no mundo Brasileiro cria microssensor para estudar sumiço de abelhas no mundo post anterior TODOS Apis Flora esclarece que não possui qualquer vínculo com o Instituto Royal Apis Flora esclarece que não possui qualquer vínculo com o Instituto Royal próximo post