30 NOVEMBRO 2012 postado por Apis Flora

Um pouco mais sobre as propriedades da própolis e do guaco

Um pouco mais sobre as propriedades da própolis e do guaco

Tendo em vista que o uso irracional de antimicrobianos leva ao desenvolvimento de cepas cada vez mais resistentes, o uso de plantas medicinais vem se difundindo e é cada vez mais estudado.
O guaco é conhecido pela sua ação broncodilatadora e expectorante, já a própolis possui fama de ter característica panaceia, correspondente a um “remédio para todos os males”. Como descrito por Adelmann, em 2005, a própolis também tem propriedades bacteriostática e bactericida, fungistática e fungicida, virustática e virucida, antioxidante, antitumoral, cicatrizante, reparadora tissular, anestesia, contra parasitas intestinais e sanguíneos, antimutagênica e contra doenças cardiovasculares e respiratórias.

Pesquisadores da FAI, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade de São Paulo (USP) publicaram, em 2011, avaliação sobre a atividade antimicrobiana do guaco (Mikania glomerata) e da própolis.
Como resultados a tintura de ‘M. glomerata’ (Guaco) apresentou forte atividade antimicrobiana, com inibição de quatro entre as cinco cepas utilizadas no estudo, já o seu extrato puro foi apto a inibir as cepas de ‘S. aureus’ e ‘C. albicans’. O extrato comercial da própolis apresentou inibição intermediária contra as cepas de’ E.coli’,’ S. aureus’ e ‘C. albicans’.
Foi possível constatar contribuição para a caracterização da atividade antimicrobiana de produtos naturais utilizados na medicina popular.


Fonte: Daiana Ap. Corvelloni da PENHA D. A. C.;HASHIMOTO E. T.; SILVA W. R. B.; NABAS
J. M. A. B. B. ; MOTIZUKI R. S. Avaliação da atividade antimicrobiana de mikania glomerata e da própolis utilizados no laboratório de fitoterápicos da fai. 

Galeria de fotos
  • Clique para ampliar
Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Óleo de copaíba, muito além do cosmético Óleo de copaíba, muito além do cosmético post anterior TODOS Canela: propriedades e receita de Bolo Natalino Canela: propriedades e receita de Bolo Natalino próximo post