16 OUTUBRO 2012 postado por Apis Flora

Romã: uma fruta multifuncional

Romã: uma fruta multifuncional

A crença popular vem sendo investigada em inúmeros trabalhos científicos. Estudo da Universidade Tuiuti do Pará (UTP) compilou as propriedades fitoterápicas da romã investigadas em artigos publicados entre os anos de 2008 e 2010, que demonstraram a multifuncionalidade dessa fruta.
Foram constatados estudos que demonstraram eficácia da romã contra distúrbios renais e urinários.
Outro estudo apontou que o extrato da casca de romã confere resistência a pacientes em processos pós-radioterapia.
Benefícios à saúde cardiovascular foram apontados, provavelmente pela capacidade dos polifenois presentes na fruta, que inibem a função plaquetária.
A romã foi descrita como suplemento dietético no tratamento e prevenção de doenças crônicas, quando administrada em ratos diabéticos. Também quanto ao tratamento de diabetes, o extrato de romã impediu alterações degenerativas induzidas pela doença.
Seu consumo levou a reduções em lesões de úlceras, de volume gástrico e de acidez total.
Também foram levantadas pesquisas que apontaram propriedades antioxidantes, antimicrobianas e quimioprotetoras da fruta.
A pesquisa faz uma ressalva para que mais estudos em humanos sejam realizados, pois a maioria dos estudos já publicados se deu apenas em camundongos.
Outra pesquisa, realizada pela Queen Margaret University, na cidade de Edingurgo, na Inglaterra teve 60 voluntários que se dispuseram a tomar suco de romã por duas semanas.
Como resultados, foi revelado que a romã tem o poder de aumentar os níveis de testosterona e, além disso, tem efeitos positivos sobre a pressão arterial, o humor,  ansiedade e emoções.

Fonte: DEGÁSPARI C. H. ; DUTRA A. P. C. Propriedades fitoterápicas da romã (Punica granatum L.). Visão Acadêmica, v.12, n.1 - ISSN 1518-5192, Curitiba 2011.
AL-DUJAILI E. e SMAIL. N.Pomegranate juice intake enhances salivary testosterone levels and improves mood and well being in healthy men and women. Edinburgh. 2012.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Óleo de Prímula, mais bem-estar no período da menopausa Óleo de Prímula, mais bem-estar no período da menopausa post anterior TODOS A polpa do maracujá e suas propriedades A polpa do maracujá e suas propriedades próximo post