15 AGOSTO 2013 postado por Apis Flora

As propriedades curativas de cravo

As propriedades curativas de cravo

O cravo possui inúmeras propriedades medicinais, além do tempero.
Tradicionais médicos chineses usavam cravo desde os tempos antigos para tratar a indigestão, hérnia, diarreia, herpes, infecções do pé e fungos.
Primeiros médicos americanos usaram para o tratamento de problemas digestivos, e ele foi adicionado aos medicamentos amargos a fim de ser palatável.
O cravo contém antioxidantes que ajudam a prevenir o dano celular que pode resultam em câncer. Recente investigação demonstrou que o cravo é a especiaria com o melhor antioxidante, devido aos elevados níveis de compostos fenólicos. Cravo é estimulante,anti-séptico e analgésico. Ele tem efeitos positivos sobre a mucosa gástrica, que relaxa os músculos lisos que revestem o trato digestivo (vômitos e flatulência) e geralmente incentiva o bom funcionamento do sistema digestivo. Dentistas historicamente utilizavam o óleo de cravo como anestésico oral. Ele também é usado para desinfetar canais radiculares. Óleo de cravo é ainda um ingrediente ativo em alguns produtos para a higiene bucal. Finalmente, é importante mencionar que esta especiaria é afrodisíaca.

Efeitos medicinais do cravo

1. melhora a digestão
2. ajuda com infecções do trato respiratório
3. alivia a dor de dente
4. mata os parasitas e bactérias
5. é um antioxidante natural
6. ajuda no tratamento de infecções fúngicas
7. tem propriedades anti-sépticas e anestésico
8. atua como um afrodisíaco
9. ajuda com a gota

Nos tratamentos é comumente usado óleo de cravo, em pó ou em cápsulas. Dose habitual é de 2-5 gramas de pó (cravo) por dia. 
Você pode fazer um chá delicioso e medicinal de cravo e canela. Em meio litro de água colocar 2 varas de canela e 6 cravos. Cozinhe 15 minutos, depois coe. Beber 2-3 xícaras de chá por dia.

Na cozinha
Em bolos, biscoitos, pudins ou pães, muitas vezes em receitas culinárias contêm cravos combinados com canela e gengibre.O cravo oferece sabor excelente na preparação de tortas, bolos de maçãs e peras ou molhos de frutas e compotas. Além disso, na cebola pode-se injetar alguns cravos para acrescentar ao arroz enquanto cozinha.

Fonte: Portal São Francisco

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Arnica para hematomas e inflamações Arnica para hematomas e inflamações post anterior TODOS Dez motivos para usar a babosa Dez motivos para usar a babosa próximo post