06 OUTUBRO 2016 postado por Apis Flora

Estudo diz que própolis aumenta o "colesterol bom"

Estudo diz que própolis aumenta o "colesterol bom"   Através de um estudo com adultos mais velhos, no âmbito de estudos do Programa de Pesquisa sobre o Envelhecimento Saudável (EIP-ES) aplicado por pesquisadores e acadêmicos da Universidade de Talca do Chile, concluiu-se que o consumo de extrato de própolis ajuda reduzir os riscos de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.
Durante 90 dias, um grupo de pessoas entre 30 e 60 anos fez parte de uma investigação que procurou determinar os benefícios do consumo de própolis, produto resinoso elaborado pelas abelhas, ao qual são atribuídas muitas propriedades biológicas, destacando sua atividade antioxidante. Por isso, propõe-se que o consumo deste produto pode influenciar positivamente na prevenção de doenças crónicas fortemente associados com o stress oxidativo. Esta pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Talca, no âmbito de um projeto regional FIC coordenado pela Professora Dra. Elba Leiva, onde foram fornecidas 30 gotas diárias de extrato de própolis a todos os participantes.
O Dr. Sergio Wehinger responsável pela coordenação das Pesquisas sobre Doenças Crônicas Associadas ao Envelhecimento disse que os resultados foram bastante encorajadores, embora os níveis de colesterol LDL (mau colesterol), não tenham sofrido alterações significativas com a ingestão da própolis por outro lado o HDL (colesterol bom) subiu de 56, 4 a 60,7 miligramas por decilitro, "um aumento estatisticamente significativo, de acordo com o estudo”. O colesterol HDL é responsável pela remoção do excesso de colesterol a partir dos tecidos para o fígado de onde será excretado, impedindo a acumulação nos vasos sanguíneos e macrófagos, reduzindo assim o risco de enfarte do miocárdio ou bloqueio do fluxo sanguíneo em outros órgãos, este resultado induzido pela própolis, é "uma excelente notícia", como destaca o pesquisador.
Outra avaliação positiva do estudo tem a ver com a glutamina reduzida, que é um peptídeo pequeno e são muito importantes das defesas antioxidantes do organismo, os níveis plasmáticos baixos de glutamina reduzida, são marcadores de stress oxidativo, que está relacionada com o desenvolvimento de doenças crónicas, tais como diabetes tipo 2, câncer, obesidade, estados crónicos de inflamação, problemas do sistema imunitário, entre outras; quando temos níveis altos de glutamina reduzida, é sinal que as defesas antioxidantes do organismo estão em bom estado. Nesta pesquisa ocorreu um aumento significativo nos níveis de glutamina reduzida no grupo que recebeu o extrato de própolis.
Em relação aos benefícios da própolis, o pesquisador Dr. Sergio Wehinger, disse: "É muito importante poder contar com um produto natural como a própolis rica em antioxidantes e que tem a capacidade de reduzir os níveis de indicadores negativos para a saúde humana como ocorreu nesta pesquisa”.
Foram importantes as avaliações dos níveis de TBARS (substâncias reativas de ácido barbitúrico), que são marcadores de oxidação das membranas lipídicas de células do corpo e ficou evidenciado que o consumo da própolis ocasionou uma diminuição acentuada do estresse oxidativo celular.
Além disso, o pesquisador recomendada a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, como a própolis e são claro, frutas e legumes que em conjunto com a atividade física adequada é a maneira mais saudável e mais eficiente para prevenir doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

Por Dra. Anita Lara -Rev.Saúde Chile

10 dicas para uma alimentação saudável 10 dicas para uma alimentação saudável post anterior TODOS Pipoca Doce Light Pipoca Doce Light próximo post