17 SETEMBRO 2014 postado por Apis Flora

O equilíbrio entre o consumo de ômega-3 e ômega-6

O equilíbrio entre o consumo de ômega-3 e ômega-6

Todos já ouviram falar dos benefícios de uma dieta rica em Ômega-3 e Ômega-6. Os chamados “ácidos gordos” possuem benefícios incontáveis no organismo, e devem, no entanto, ser consumidos com moderação e observando uma proporção específica entre eles. 
Segundo pesquisa realizada pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), a ingestão de Ômega-3  e Ômega-6 tem função na retina, cérebro, sistema cardiovascular e em processos inflamatórios, exercendo ação regulatória no sistema imune e  protetora do funcionamento do coração.
Existem ainda ligações entre o baixo consumo de ácidos graxos de cadeia longa e a ocorrência de doenças do sistema nervoso associadas ao envelhecimento, uma vez que são considerados precursores para a formação do ácido docahexanóico (ADH). Baixos níveis deste ácido no organismo estão relacionados ao aumento do colesterol no cérebro e maior incidência das síndromes de Parkinson e Alzheimer. 
Na alimentação, as maiores fontes de Ômega-3 são peixes e alguns vegetais tais como agrião, couve, couve-flor e feijão. Já o Ômega-6  está presente em maior concentração na soja e em óleos essenciais como o Óleo de Cártamo.  Deste modo é possível, além de recomendado,  balancear a ingestão desses dois tipos de ácidos-graxos através da dieta. Ambos os ácidos competem pela enzima delta-6-desaturase, sendo que o excesso de um prejudica a absorção do outro. Ainda segundo pesquisadores da UEM, para aqueles que buscam proteção cardiovascular, a  proporção recomendada entre Ômega-6  e 3 no organismo deve girar em torno de 4:1, respectivamente , já que o Ômega-3 tem uma taxa de absorção muito maior no organismo do que seu análogo Ômega-6.


Fonte:  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1415-52732006000600011&script=sci_arttext

Vitamina D: a vitamina que vem do Sol Vitamina D: a vitamina que vem do Sol post anterior TODOS Você sabe como usar óleos de cozinha? Você sabe como usar óleos de cozinha? próximo post