19 SETEMBRO 2012 postado por Apis Flora

Malva e seu potencial antimicrobiano

Malva e seu potencial antimicrobiano

Pesquisa das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e Paraíba, publicada em 2009 na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, revelou que a Malva tem potencial antimicrobiano.
Na pesquisa em questão as folhas de goiabeira, malva e casca e caule da aroeira do sertão foram processadas e colocadas em contato com diversas linhagens de micro-organismos.
Os autores da pesquisa relatam que “Com relação ao extrato da malva, observou-se que o ‘Streptococcus mutans’ e o ‘Streptococcus sobrinus’ foram os mais sensíveis. Dados esses de grande importância, pois se sabe que a espécie ‘Streptococcus mutans’ é encontrada em mais de 80% dos indivíduos, e que o ‘Streptococcus sobrinus’ exibe uma maior cariogenicidade em superfícies lisas devido à maior produção de glucanos insolúveis”.
A malva também apresentou atividade antiaderente, fazendo com que a formação do biofilme dental seja reduzida.
A propriedade antifúngica foi notória em relação a quatro cepas diferentes de ‘Candida’ (Candida albicans, Candida tropicalis, Candida stelatoidea, Candida krusei).
Outras propriedades da Malva mencionadas foram diuréticas e expectorantes, o que faz com que seja usada no tratamento de inflamação das mucosas.
O estudo demonstra que a Malva pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento da candidose oral e na prevenção de formação do biofilme dental, apresentando como vantagem os baixos preços e menores efeitos colaterais no seu uso prolongado em comparação a outros antifúngicos como a clorexidina.
Glossário:
Biofilme dental: massa composta por bactérias colonizadoras da cavidade oral. As bactérias formadoras deste biofilme são habitantes normais da cavidade bucal, que se acumulam sobre uma película que recobre a superfície dos dentes mesmo que os procedimentos de limpeza sejam convenientemente realizados, podendo levar a doenças inflamatórias e desenvolvimento de cárie.

Fonte:
Fonte: ALVES P. M.; QUEIROZ L. M. G.; PEREIRA J. V.; PEREIRA M. S. V. Atividade antimicrobiana, antiaderente e antifúngica in vitro de plantas medicinais brasileiras sobre microrganismos do biofilme dental e cepas do gênero Candida.  Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 42(2):222-224, mar-abr, 2009.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Dois novos medicamentos da Apis Flora aprovados para produção Dois novos medicamentos da Apis Flora aprovados para produção post anterior TODOS Palestra com produtos Apis Flora no Tocantins Palestra com produtos Apis Flora no Tocantins próximo post