09 JUNHO 2021 postado por Apis Flora

JÁ OUVIU FALAR EM MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS?

JÁ OUVIU FALAR EM MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS?

Muita gente acha que um simples chá feito com alguma planta é um fitoterápico, mas não é tão simples assim. Os medicamentos fitoterápicos, tem sua produção regulamentada pela Anvisa, sendo suscetíveis à legislação implementada em 2014 (RDC 26/2014).

Assim, de acordo com a Anvisa, só é considerado um medicamento fitoterápico aquele que é produzido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais. Não sendo considerados aqueles que possuem em sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.

Além disso, é necessário que o produto tenha a eficácia comprovada, bem como a avaliação de riscos de seu uso. Deve passar por estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos e clínicos e estudos de estabilidade e, também, alcançar um padrão de qualidade que garanta o teor necessário de princípios ativos.

Fitoterápico x Convencional

Os medicamentos sintéticos, também conhecidos como convencionais, possuem uma ou duas substâncias químicas ativas. Hoje em dia representam grande parte das terapias disponíveis e são considerados os medicamentos clássicos.

Já no caso dos fitoterápicos, a variedade de substâncias químicas é maior, porém nem sempre todas são ativas. Em alguns casos, pode existir apenas uma substância ativa, e em outros, o conjunto de substâncias é que concede a atividade ao medicamento.

Inclusive, você sabia que a Apis Flora tem uma linha de produtos fitoterápicos? Você pode conhecer todos os produtos clicando aqui.

Cuidados

Assim como ocorre com os medicamentos convencionais, o uso incorreto ou excessivo dos fitoterápicos pode trazer riscos à saúde: procure sempre orientação médica e/ou farmacêutica e leia a bula.

 

 

 

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
INVERNO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS INVERNO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS post anterior TODOS A CAUSA DOS PRODUTOS ORGÂNICOS A CAUSA DOS PRODUTOS ORGÂNICOS próximo post