01 DEZEMBRO 2011 postado por Apis Flora

Iogurte: um aliado

Iogurte: um aliado

Fonte: Exame.com


São Paulo - Indicado para ser consumido diariamente, o iogurte é um alimento funcional, que inserido em uma dieta balanceada, colabora na busca por qualidade de vida e saúde.
Entre os benefícios deste alimento, estão a atuação na eliminação de gordura corporal, ganho de músculos, prevenção de algumas doenças, fortalecimento dos ossos e até desintoxicação do corpo após comilança exagerada em festas de fim de ano, por exemplo.

Saúde em foco

Aposte no consumo de um copo diário de iogurte. Uma porção de iogurte apresenta mais de 6 milhões de bactérias probióticas, o que faz deste alimento um podereso aliado no equilíbrio da flora intestinal, capaz de auxiliar na absorção de nutrientes e prevenir infecções causadas por fungos.

O resultado é um intestino regulado e uma pele mais viçosa. Estes benefícios foram apontados no bestseller A Dieta Perricone, livro do médico Nicholas Perricone , que ainda comenta os benefícios do iogurte na diminuição dos riscos de câncer e controle do colesterol.

Além disso, pesquisadores japoneses publicaram no “Journal of Periodontology” um estudo apontando que quem consome 55 miligramas ou mais de iogurte por dia garante mais saúde para as gengivas, já que o alimento previne doenças periodontais.

Festas de fim de ano

É comum acontecerem exageros alimentares nas festas de fim de ano. A fartura na mesa acaba seduzindo e o olho se torna maior que a boca. O iogurte é recomendado para uma desintoxicação no corpo após excessos cometidos à mesa por ser leve e nutritivo, além de reforçar a flora intestinal

Adeptos de dietas e atletas já conhecem os benefícios oferecidos pelo iogurte. Uma garrafinha de 180 ml contém aproximadamente 400 mg de cálcio, quase metade da quantidade diária necessária para manter o gene da obesidade adormecido. Se o corpo não obtiver cálcio suficiente ele armazena gordura mais facilmente, diz estudo publicado no livro Power Eating.

O iogurte também possui de 8 a 10 gramas de proteína, o que de acordo com o livro ajuda a saciar o apetite e ativar o hormônio leptina, responsável pela queima de calorias.

Em um estudo feito pela Universidade do Tennessee, pessoas que consumiram 180ml de iogurte diariamente queimaram 81% a mais de gordura abdominal do que outro grupo que consumiu uma variedade de produtos derivados do leite com menos cálcio.

Músculos de aço

Além de ser um aliado no emagrecimento, iogurte ajuda a ganhar massa muscular. Um estudo feito pela Miami Research Associates diz que a combinação de proteínas e carboidratos torna-o uma excelente opção para recuperação muscular após um treino intenso.

É recomendada a versão light acompanhada de frutas ou cereais. Os carboidratos desses alimentos aumentam os níveis de insulina no sangue e auxiliam na recuperação muscular.

Aliado à proteína do leite, ajuda a impedir o catabolismo, ação que ocorre quando o corpo queima massa para recuperar-se após o exercício. Com isso, há um aumento de massa magra e eliminação de gordura.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Dia Mundial de Combate à AIDS: Mitos e Verdades Dia Mundial de Combate à AIDS: Mitos e Verdades post anterior TODOS mel pode destruir bactéria resistente a antibióticos mel pode destruir bactéria resistente a antibióticos próximo post