20 MAIO 2020 postado por Apis Flora

HOJE É O DIA MUNDIAL DAS ABELHAS

HOJE É O DIA MUNDIAL DAS ABELHAS

Sim, as abelhas têm um dia só delas! A data foi criada em 2018 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e o dia 20 de maio foi escolhido por ser a data de nascimento do pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura, o esloveno nascido no século XVIII, Anton Janša.

Infelizmente, não há muito o que se comemorar. Um estudo publicado em fevereiro deste ano, na revista “Science” e analisado em reportagem no britânico “The Guardian”, mostra que “a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer local diminuiu 30% no decorrer de uma única geração humana. Os pesquisadores dizem que as taxas de declínio parecem ser ‘consistentes com uma extinção em massa".

Também podemos citar aqui as mais de 500 milhões de abelhas mortas que foram encontradas por apicultores no ano passado, em consequência ao uso indiscriminado de agrotóxicos na produção agrícola, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil.

A data é um lembrete da importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Isso porque as abelhas (e outros insetos polinizadores) são fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas. Entenda:

·         Cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais;

·          Se não houver abelhas, não haverá alimentos para os animais herbívoros;

·          Sem a polinização, não haverá alimentos para grande parte dos pássaros, insetos e outros animais, toda a cadeia alimentar sofre e os animais morrem;

·          Dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas;

·          As abelhas contribuem muito para a biodiversidade no planeta (polinizando flores selvagens, por exemplo).

Em resumo, sem abelhas teríamos enormes dificuldades em produzir alimento para toda a população mundial. Não custa lembrar o alerta feito pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955) anos atrás: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

Quer ajudar as abelhas, mas não sabe o que fazer?

Você pode começar conhecendo o trabalho da ONG que a Apis Flora apoia, a Bee or Not to Be, que desenvolve ações de conscientização sobre a importância e preservação de todas as espécies de abelhas. Conheça o trabalho da ONG aqui.

10 DICAS PARA SOBREVIVER À PANDEMIA 10 DICAS PARA SOBREVIVER À PANDEMIA post anterior TODOS CUIDAR DA SAÚDE DAS PESSOAS É NOSSA MAIOR RECOMPENSA CUIDAR DA SAÚDE DAS PESSOAS É NOSSA MAIOR RECOMPENSA próximo post