22 OUTUBRO 2012 postado por Apis Flora

Gengibre como preventivo da úlcera

Gengibre como preventivo da úlcera

Em 2007, a Universidade de Franca (Unifran) publicou estudo que demonstra que o extrato aquoso de gengibre pode ser utilizado como tratamento alternativo para a úlcera péptica, lesão causada pelos líquidos gástricos ou duodenais.
Como o gengibre é uma planta citada por diversos autores como antiemético, antilipêmico e anti-inflamatório e por ser indicado popularmente para proteção gástrica, o estudo propôs testar a efetividade do gengibre como protetor da mucosa gástrica.
Para tanto foram induzidas úlceras em nove ratos e criados três grupos, o primeiro foi tratado com água, o segundo com ranitidina (medicamento que reduz a secreção de ácido gástrico) e o terceiro com extrato aquoso de gengibre.
Os animais tratados com extrato aquoso de gengibre apresentaram resultados semelhantes ao dos animais tratados com ranitidina, demonstrando que o uso do gengibre no tratamento da úlcera pode ser eficaz.

Fonte: MACHADO, C. C.; BARBOSA, R. G. Tratamento alternativo para úlcera péptica com extrato aquoso de gengibre (Zingiber officinale). Investigação – Revista Científica da Universidade de Franca, v. 7, Franca 2007.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
A fitoterápica Espinheira-santa A fitoterápica Espinheira-santa post anterior TODOS Óleo de Prímula, mais bem-estar no período da menopausa Óleo de Prímula, mais bem-estar no período da menopausa próximo post