09 JANEIRO 2013 postado por Apis Flora

A funcionalidade do chá verde

A funcionalidade do chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo e pertence ao grupo de bebidas funcionais.

Estudo publicado em 2010 pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) destaca diversos artigos que testaram sua efetividade em diversas áreas da medicina e comprovaram as propriedades que sua composição apresenta.

Segundo os autores do estudo “A composição química do chá verde inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, tais como flavonóis e ácidos fenólicos, além de cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácido, certos micronutrientes como as vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.” Todos esses componentes levarão a respostas positivas do organismo em relação ao combate de doenças.

Quanto às doenças cardiovasculares, nesses estudos foi apresentado que o chá verde reduz o risco de doença arterial coronariana em homens comparados com aqueles que não o bebiam, foi também apontada melhora na função vascular e seu consumo diário diminuiu o risco de hipertensão.

Em estudos relacionando o consumo de chá verde com o desenvolvimento do câncer, foi observado que o câncer de próstata foi inversamente proporcional ao consumo do chá e houve redução significativa no risco de desenvolvimento de câncer de mama.

O habitual consumo de chá verde também demonstrou relação direta com a redução da gordura corporal.

Por fim, estudos também demonstraram que o alto consumo do chá é associado com a menor prevalência de declínio cognitivo.

Não existe consenso quanto à dosagem correta para seu consumo, por isso é importante não haver exageros, pois pode haver efeitos adversos, principalmente pelo alto teor de cafeína presente.

Fonte: SENGER A. E. V.; SCHWANKE C.H. A.; GOTTLIEB M. G. V. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica; volume 20, número 4, p. 292-300. Porto Alegre 2010.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Menta: eficaz contra a tosse e diversos outros males Menta: eficaz contra a tosse e diversos outros males post anterior TODOS 1º Encontro Apis Flora de Nutricionistas 1º Encontro Apis Flora de Nutricionistas próximo post