29 OUTUBRO 2012 postado por Apis Flora

A fitoterápica Espinheira-santa

A fitoterápica Espinheira-santa

A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Martius ex Reissek) é um dos fitoterápicos que possuem efeitos farmacológicos comprovados pela Central de Medicamentos (Ceme) do Ministério da Saúde do Brasil, havendo assim total segurança de seu uso.
“A Revista Saúde e Desenvolvimento” publicou, no primeiro semestre de 2012, pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que comprova a eficácia e segurança da espinheira-santa e adverte para o risco do uso de espécies que são comercializadas de maneira errônea e/ou adulterante.
Dentre suas propriedades a planta espinheira-santa é antiulcerogênica, atividade ligada aos taninos e flavonoides presentes. A planta é capaz de aumentar o volume e PH da secreção gástrica, protegendo o organismo.
Também possui atividade antimicrobiana, antioxidante, antiespasmódica, anti-inflamatória e cicatrizante.

O uso da espinheira-santa pode interferir na receptividade uterina do embrião, portanto não é recomendado para mulheres que pretendem engravidar ou estejam grávidas.

Fonte: JESUS W. M. M.; CUNHA T. N. Estudo das propriedades farmacológicas da espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek) e de duas espécies adulterantes. Revista Saúde e Desenvolvimento, vol. – nº 1, 201.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
A poderosa vitamina D A poderosa vitamina D post anterior TODOS Gengibre como preventivo da úlcera Gengibre como preventivo da úlcera próximo post