08 ABRIL 2021 postado por Apis Flora

ESTUDO: PRÓPOLIS EPP-AF® PODE AJUDAR PACIENTES COM COVID-19

ESTUDO: PRÓPOLIS EPP-AF® PODE AJUDAR PACIENTES COM COVID-19

Desde o começo da pandemia estamos falando sobre a própolis e como ela poderia ajudar nesse momento complicado. Como havíamos mencionado aqui, em 2020 demos início a uma pesquisa para avaliar o uso da própolis EPP-AF® como adjuvante no tratamento da COVID-19.

O estudo foi idealizado e conduzido pelo médico nefrologista Dr. Marcelo Augusto Duarte Silveira em parceria com a Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora – Ribeirão Preto.

O trabalho, que havia sido publicado como preprint na plataforma MedRxiv em janeiro – foi aceito, em março, no Journal of Biomedicne & Pharmacotherapy, uma conceituada revista da área, além de ter sido revisado por pares.

Com resultados promissores, o estudo é inédito no mundo! Foram avaliados 124 pacientes diagnosticados com covid-19, no Hospital São Rafael, que faz parte do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), em Salvador (BA).

Todos os pacientes avaliados fizeram o tratamento padrão, sendo que 40 pessoas receberam 400 mg/dia de própolis; 42 receberam 800 mg/dia de própolis; e 42 pessoas participaram do grupo controle, que não recebeu própolis.

Os resultados observados, entre os grupos que fizeram uso do Propomax® foram:

Redução de 5 a 6 dias do tempo de internação;

Efeito de proteção renal (diminuindo a sobrecarga nos rins causada pelas medicações administradas);

Tendência a diminuição da necessidade de respiradores.

Além dos resultados positivos, não houve nenhum evento negativo associado ao uso do Propomax® Cápsulas, demonstrando a segurança do produto e ressaltando a importância da padronização.

Devido aos resultados promissores, um ensaio clínico duplo cego controlado por placebo, envolvendo um grupo maior de pacientes já está sendo desenhado.

Ressaltamos que, a própolis auxilia na manutenção do sistema imunológico, mas ainda não existem dados sobre sua atuação na prevenção da doença. Por isso, continue se protegendo e seguindo todos os protocolos de segurança (lavar as mãos, utilizar máscaras, manter o distanciamento social). 

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
O ELO ENTRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E A NUTRIÇÃO O ELO ENTRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E A NUTRIÇÃO post anterior TODOS QUAL A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO? QUAL A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO? próximo post