25 JULHO 2012 postado por Apis Flora

Benefícios de alimentos com baixa carga glicêmica

Benefícios de alimentos com baixa carga glicêmica

Estudo aponta que dietas com baixa carga glicêmica podem melhorar a resistência à insulina e homeostase da glicose em indivíduos com sobrepeso ou obesos. 
A amostra foi formada com oitenta participantes (metade com IMC 18,5-24,9 kg/m2 e metade com IMC 28,0-40,0 kg/m2), que realizaram dois períodos de 28 dias de alimentação, onde um período foi de dieta com alto índice glicêmico e outro com dieta de baixo índice glicêmico.
As dietas possuíram mesma quantidade de calorias e idêntica concentração de macronutrientes, as atividades dos indivíduos foram mantidas de maneira habitual.
O estudo chegou à conclusão de que entre os participantes com alta massa corporal de gordura (> 32% para homens e > 25% para mulheres), a dieta pobre em carga glicêmica, que envolveu alimentos como grãos integrais, legumes e outros alimentos ricos em fibras, reduziu em 22% a proteína C reativa, um importante biomarcador da inflamação e aumentou a adiponectina, que auxilia na regulação do metabolismo de gorduras e açúcares. Ambos levam à melhora dos perfis inflamatórios nos indivíduos.


Fonte:
NEUHOUSER, ML; SCHWARZ, Y; WANG, C; e col. 2012. A low-glycemic load diet reduces serum creactive protein and modestly increases adiponectin in overweight and obese adults. J Nutr, doi: 10.3945/jn.111.149807.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
1° Sorteio de produtos Apis Flora 1° Sorteio de produtos Apis Flora post anterior TODOS Presidente Dilma sanciona lei sobre medicamento genérico veterinário Presidente Dilma sanciona lei sobre medicamento genérico veterinário próximo post