05 OUTUBRO 2012 postado por Apis Flora

Alho: alimento funcional e fitoterápico

Alho: alimento funcional e fitoterápico

Em monografia apresentada ao Centro de Excelência em Turismo – CET, da Universidade de Brasília – UnB, no ano de 2008, foi realizada revisão bibliográfica sobre o alho. Diversas propriedades foram citadas, tanto como alimento funcional quanto como medicamento fitoterápico.
A autora Ana Cláudia Leonês cita que o alho tem o papel de diminuir o colesterol e reduzir de maneira significativa o risco de doenças cardiovasculares. Ele reduz o LDL ,“colesterol ruim”, e aumenta o HDL, “colesterol bom”.
Suas propriedades antissépticas foram evidenciadas no século XIX por Louis Pasteur e desde essa época é comumente utilizado para prevenir resfriados, gripes e doenças infecciosas.
O autor Carrijo, que publicou artigo em 2005 e foi estudado por Ana Cláudia, cita a propriedade bacteriostática do alho, que ajuda no combate da dispepsia, câncer gástrico, úlceras gástricas e duodenais.
Por possuir altos teores de zinco e selênio é um bom imunoestimulante e antioxidante.
A autora também indica seu uso na forma ‘in natura’, pois o calor leva a perda de nutrientes e salienta que uma dieta variada é essencial, sendo que alimentos isolados não devem ser  ingeridos em detrimento de outros para prevenir doença específica.

Fonte: Leonês A. C. Alho: alimento e saúde. Brasília 2008.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
Anvisa proíbe comércio de produtos injetáveis com chá verde para emagrecer Anvisa proíbe comércio de produtos injetáveis com chá verde para emagrecer post anterior TODOS Propriedades do Mel Propriedades do Mel próximo post