16 JANEIRO 2012 postado por Apis Flora

Alerta para o uso de espartame

Alerta para o uso de espartame

Fonte: Busca Saúde


Um estudo recente da Escola de Medicina da Universidade do Texas, concluiu que quanto mais uma pessoa bebe refrigerante diet, mais ela engorda e ainda pode haver um aumento no nível de acúçar no sangue. Os refrigerantes são os produtos que mais contém aspartame, além de chicletes, biscoitos e até mesmo alguns medicamentos.

Para o Dr. Mohamad Barakat, endocrinologista, nutrólogo e fundador do Instituto de Medicina Integrada Health4Life, os riscos desse tipo de adoçante vão muito além do aumento de peso. Ele explica que quando submetido a temperaturas acima dos 30°, o aspartame libera uma substância denominada ácido fórmico, bastante utilizado como veneno para formigas. “Uma vez que, nosso corpo tem uma temperatura média de 36°, toda vez que ingerimos aspartame, ele é transformado em ácido fórmico.”, conclui.

Esse ácido age nociva e diretamente nos neurônios. “O neurônio é um nervo que tem uma ‘capinha’ chamada mielina, como um fio elétrico que tem a capa plástica, o ácido fórmico desencapa o neurônio, destruindo essa fibra de mielina, a conseqüência é o surgimento de problemas neurológicos severos, como Alzheimer, Parkinson, fibromialgia e esclerose múltipla.”, alerta o especialista.

Quando começou a ser comercializado, o aspartame era considerado como a solução para substituir o açúcar dos alimentos e, assim, auxiliar no emagrecimento. Mas para o Dr. Mohamad Barakat, endocrinologista, nutrólogo e fundador do Instituto de Medicina Integrada Health4Life, não basta trocar o açúcar pelo aspartame, “Emagrecer não é trocar as substâncias, ou a maneira de adoçar seus alimentos. É reeducar a sua forma de se alimentar, seu estilo de vida, sua atividade física. É um grupo de ações que devem ser inseridas na vida dessa pessoa para que possa gerar emagrecimento.”, afirma o nutrólogo.

Segundo o médico, para quem realmente precisa excluir o açúcar de sua dieta, como no caso dos diabéticos, o mercado já oferece adoçantes a base de sucralose, que adoçam, não causam cáries, tem um paladar agradável e não oferecem os mesmos riscos que o aspartame.

Comentários
  • Não existem comentários para este post ainda.
Deixe seu comentário
  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo. As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha
  • Caso a imagem esteja ilegível, clique aqui e tente outra vez
  • Carregando
A beleza e a importância da polinização A beleza e a importância da polinização post anterior TODOS Nova Lei de Medicina Natural, Terapias Complementares e produtos naturais da Nicarágua Nova Lei de Medicina Natural, Terapias Complementares e produtos naturais da Nicarágua próximo post